Que as redes sociais são uma forma de atrair clientes eu nem preciso mais dizer, certo? O perfil do consumidor mudou e estar onde seu possíveis clientes estão é fundamental
No mundo, o Facebook tem quase 2,15 bilhões de usuários e o Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários só aqui no Brasil. Para você que faz negócios com outras empresas, o Linkedin é uma ferramenta fundamental, ano passado eram mais de 45 milhões de brasileiros e mais de 500 milhões no mundo e esse número continua crescendo.
E, se o seu público está nas redes sociais, a sua empresa (encare-se como empresa, ok?) também precisa estar. Mas, para isso, precisa de estratégias de vendas as quais listamos abaixo. Confira!
Somente sabendo com quem você está falando você poderá entregar o que essa pessoa precisa. Esse é um ponto fundamental, seja para criar conteúdos orgânicos e especialmente para fazer anúncios pelas redes sociais. Você direciona o seu investimento em tempo e dinheiro mostrando o conteúdo para pessoas que realmente querem e precisam do seu produto. Assim, vender pelas redes sociais fica muito mais fácil.
Quer divulgar um novo serviço? A sua empresa acabou de abrir? Quer criar mais engajamento entre os seguidores? Aumentar o relacionamento deles com a empresa? Escolha um objetivo e escolha a rede social que mais se alinha a ele para que a sua equipe possa criar conteúdo de acordo com a necessidade da empresa e do público-alvo.
Estar sempre presente nas redes sociais é essencial, afinal de contas, quem não é visto não é lembrado. Essa frequência é importante, pois o seguidor estará esperando pela sua postagem naquele dia, ainda que de forma inconsciente e você deve corresponder às expectativas. Descubra qual é o horário de maior alcance e o tipo de conteúdo que gera maior engajamento.
Um bom conteúdo é essencial, afinal de contas, as pessoas devem seguir a sua empresa nas redes sociais por algum motivo. Você oferecerá conteúdo relevante, que realmente as ajudará a melhorar o dia a dia.
Por exemplo, uma loja de roupas pode dar dicas de tipos de roupas para cada tipo de corpo, cores que combinam mais com determinado tom de pele. Um restaurante pode falar sobre qual tipo de vinho combina mais com cada tipo de prato e um nutricionista pode dar dicas de como manter uma alimentação saudável.
Mas e sobre a empresa? Nunca devemos postar sobre os produtos e serviços que ela oferece? É claro que sim e, para isso, o ideal é seguir a Regra de Pareto, bastante recomendada. O seu conteúdo será distribuído da seguinte maneira: 80% com foco em ajudar o seu seguidor com dicas e 20% sobre a sua empresa. Isso significa que, se você posta de segunda a sexta, 1 post por semana deve falar sobre os seus produtos e serviços.
Lembre-se a melhor forma de vender nas redes sociais é NÃO VENDENDO O TEMPO TODO.